Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Grandes Batalhas...Grandes Guerreiros...Grandes Vitórias... Fabrício Freitas

O Êxodo nos apresenta uma Grande Batalha, um Grande Guerreiro e uma Grande Vitória. Crecemos com a leitura do segundo livro do Pentateuco escrito por Moisés. Compreendemos com a leitura do livro, que o Êxodo narra a história do cumprimento das promessas de Deus a Abraão de fazer uma grande nação – Gn 12. O livro começa com a descida do Povo de Israel para o Egito (1.1-7) e a obra termina com o povo no Sinai onde o tabernáculo é construído. A preservação das palavras da aliança de Deus tem a importância central no livro. Moisés, o mediador da aliança de Deus (24.4-7, 34.27) registra todas as palavras do próprio Deus.



Ao lermos esta bela história de milagres e cuidado do nosso Deus com o seu povo, aprendemos que há situações que Deus está trabalhando é conosco. O povo de Israel seria liberto, mas Deus, primeiro estava trabalhando com Moisés. Moisés precisava ser lapidado por Deus em todo este processo, para se tornar um servo ainda mais parecido com o seu Senhor.


Um outro ponto muito interessante é o caminho que Moisés percorreu para alcanças grande vitórias. As grandes vitórias não chegarão por um acaso em nossas vidas. Moisés nos ensina que: “Deus nos prepara para grandes vitórias através de grandes batalhas” – Ele estava com 40 anos quando fugiu para Midiã e agora ele tinha 80 anos quando toda esta história aconteceu. Moisés nos ensina que para termos grandes vitórias precisamos trilhar:


- O caminho da Obediência - “Moisés voltou para Jetro, seu sogro, e lhe disse: — Deixe-me voltar aos meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Jetro respondeu:— Vá em paz.” Êx. 4.18 – Para Moisés Midiã era terra de acolhimento – foi recebido por Jetro (Reuel), ali estava sua segurança familiar, bens materiais (suas ovelhas e animais), sua esposa e filhos. No entanto, ele resolveu obedecer ao Senhor.


- O caminho da Perseverança - “O SENHOR disse a Moisés: — Quando você voltar ao Egito, trate de fazer diante de Faraó todos os milagres que pus em sua mão. Mas eu vou endurecer o coração de Faraó, para que não deixe o povo ir.” Êx. 4.21 - Moisés foi perseverante mesmo diante do endurecimento do coração de Faraó. Faraó foi apenas um instrumento de Deus para que pudéssemos ver uma Grande Batalha, conhecermos um Grande Guerreiro e nos alegramos com uma Grande Vitória. Moisés estava sendo lapidado por Deus para ser perseverante.


- O caminho do Conhecimento mais profundo de Deus – “Mas eu vou endurecer o coração de Faraó, para que não deixe o povo ir.” Êx. 4.21b – Endurecer o coração de faraó, nos mostra o poder de Deus sobre todas as coisas. Moisés e o povo iriam conhecer de fato quem era Deus.



Vamos as Perguntas para Reflexão:


1“Deus nos prepara para grandes vitórias através de grandes batalhas” – Quais são as lições que você aprendeu com Deus em suas últimas batalhas?


2 – Como você vê Deus lapidando a sua vida para que seja mais perseverança? Compartilhe


3 – Deus chamou Moisés de pastor de ovelhas para liderar uma nação. Para que Deus está lhe chamando?


Por Fabrício Freitas, pr


Fabrício Freitas é líder da área de Evangelismo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira coordenando dentre os diversos projeto a disseminação e implementação da visão de Igreja Multiplicadora. Atualmente está plantando e pastoreando a Comunidade Batista HOPE no Distrito Federal. Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, é Mestre em Teologia com ênfase Missiológica, pelo Southeastern Baptist Theological Seminary. Casado com Samara e pai da Ana Vitória e João Rafael. Comunicador, atuou como radialista por oito anos antes de se tornar missionário na área de plantação e revitalização de Igrejas em Minas Gerais e Goiás. É apaixonado pelo resgate histórico dos princípios e valores neotestamentários e autor do livro: “De volta aos Princípios: vivendo o jeito bíblico de ser igreja” lançado pela editora Convicção e Missões Nacionais em 2015.

174 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP