Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Você se acha uma pessoa grata? Fabrício Freitas

Há algumas semans atrás, realizamos a nossa a nossa semana de gratidão, buscamos como discípulos de Jesus expressar a nossa gratidão ao Senhor pelas incontáveis bênçãos deste ano de 2019. Quando mencionamos a palavra gratidão, como é gostoso quando encontramos alguém que possui um coração grato. Gratidão, nada mais é do que o reconhecimento por um benefício – um favor, um agrado e até mesmo uma exortação, ou seja, gratidão pelas admoestações que nos ajudaram a crescer.



É tempo de reflexão e gratidão ao Senhor a luz do texto bíblico na carta de Paulo aos Tessalonicenses: “e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” 1ª Tessalonicenses 5.18. Paulo visitou a Tessalônica, uma importante cidade da Grécia, durante sua segunda viagem missionária (At 17.1-9). Paulo pregou o evangelho ali por três semanas, expondo que era necessário crer em Cristo, Pois Ele estava vivo, tinha ressuscitado dentre os mortos. No entanto, líderes judeus começaram a perseguir a Paulo, o acusando de rebeldia contra Cesar. Esses líderes aproveitando de toda esta situação, realizaram um grande tumulto na cidade, a ponto deles mesmo afirmarem: “estes que promovem tumulto em todo o mundo chegaram até aqui” (17.6) Paulo preocupado com os novos convertidos que permaneceram, enviou Timóteo para encorajá-los.


Timóteo então encontra novos irmãos na fé, sendo que alguns estavam de fato, firmados nos ensinamentos que Paulo tinha deixado, mesmo diante daquele cenário de perseguição. No entanto, outros estavam com alguns problemas de compreensão de algumas verdades, dentre elas sobre a volta de Jesus. Alguns irmãos pensavam que pelo fato da Jesus ter prometido sua volta, eles achavam que não era necessário mais trabalhar, já que Jesus estava prestes a voltar. Afinal a segunda vinda estava próxima. Paulo escreve para ensinar novos convertidos. Ele os ensina sobre a necessidade de se viver uma vida de santidade até que Ele venha. Nas instruções finais da carta, no capítulo 5 ele resume o que deveria ser então a vida de um discípulo de Jesus. Em especial, ele trata sobre a importância da Gratidão no versículo 18: “e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” – A maior lição a partir deste texto bíblico é a seguinte:


- “SEJAM AGRADECIDOS A DEUS EM TODAS AS OCASIÕES” - Existem momentos e situações em nossas vidas nos quais é difícil dar graças a Deus. No entanto, que quanto mais dolorosos e difíceis são esses momentos, nosso desafio será se voltar para Deus, e ter um coração grato. Estaremos dizendo com esta atitude: Deus está em tudo e tem o controle de todas as coisas em suas mãos. A Ingratidão é uma doença espiritual; É a expressão máxima de nossa pecaminosidade, reflete muitas vezes a nossa rejeição a Único Deus verdadeiro. “21Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. 22Eles dizem que são sábios, mas são tolos.”” Romanos 1. 21 e 22




Por fim, em três textos bíblicos aprendemos mais algumas lições preciosas sobre gratidão:


- CUIDADO COM O ESQUECIMENTO - Deuteronômio 8.17-18: “7– Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. 18Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados.”


- TODOS SÃO ABENÇOADOS, POUCOS AGRADECIDOS - Lucas 17.15 - “15E, quando um deles, que era samaritano, viu que estava curado, voltou louvando a Deus em voz alta. 16Ajoelhou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu.”


- AS VEZES O INCRÉDULO PODE TER O CORAÇÃO MAIS GRATO QUE UM “CRISTÃO.” - “17Jesus disse: – Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? 18Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus?”


Vamos as nossas perguntas de reflexão:


1 – Você se acha uma pessoa agradecida? Compartilhe com o seu PGM?


2 – Sobre o “ESQUECIMENTO” - Deuteronômio 8.17-18: “7– Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. 18Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados.” – Como você enxerga este texto bíblico?


3 – Sabemos que não é fácil sermos agradecidos em todas as situações. O que podemos fazer nesta semana de gratidão para sermos mais agradecidos e reclamarmos menos?


Em Cristo, esperança nossa!


Pr. Fabricio Freitas

20 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP