Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Mais que Intenções - Fabrício Freitas

Mateus 21.28-30 - 28. “O que acham disto? Um homem que tinha dois filhos disse ao mais velho: ‘Filho, vá trabalhar no vinhedo hoje’. 29. O filho respondeu: ‘Não vou’, mas depois mudou de ideia e foi. 30. Então o pai disse ao outro filho: ‘Vá você’, e ele respondeu: ‘Sim senhor, eu vou’, mas não foi.




Nesta semana começamos a última série de mensagens de 2019: “Começando bem 2020.” Durante as próximas três semanas vamos crescer na Palavra e sermos desafiados a pensarmos em como poderemos viver um 2020 cheio da graça de Deus e em obediência ao Senhor. Nosso maior desafio sempre está relacionado ao nosso crescimento espiritual, precisamos crescer como discípulos de Jesus e sermos mais parecidos com Ele em todas as circunstâncias de nossa vida.


Ao olhar neste início de dezembro para o ano de 2019, pare e pense, tenha um tempo de avaliação. Medite nestas perguntas: Quais eram suas intenções para 2019? De todos os seus sonhos e projetos, quantos deles foram concluídos? Quantos deles ficaram pelo caminho? Vamos iniciar mais um ano e você pode estar refazendo sua lista de intenções, no entanto o que temos aprendido esta semana é que: NÃO BASTA SOMENTE INTENÇÕES. Elas são importantes, mas elas por si só não são suficientes. Afinal de intenções...


A luz da Parábola dos “Dois Filhos” aprendemos lições preciosas de como devemos nos comportar. Veja o que texto diz: “O que acham disto? Um homem que tinha dois filhos disse ao mais velho: ‘Filho, vá trabalhar no vinhedo hoje’. 29. O filho respondeu: ‘Não vou’, mas depois mudou de ideia e foi. 30. Então o pai disse ao outro filho: ‘Vá você’, e ele respondeu: ‘Sim senhor, eu vou’, mas não foi.” - Mateus 21.28-30 - 28. O primeira não queria... Nós inicialmente dizemos que não. É comum agirmos assim. O primeiro disse não quero, depois foi. O segundo disse que iria e depois não foi. Com qual deles nos identificamos? Qual dos dois fez a vontade do Pai? (v.29) - A grande questão para um 2020 abençoador está em compreender que não se tratar de querer, se trata de fazer.


O significado da Parábola dos “Dois Filhos” fica bastante claro quando se percebe que os dois filhos e seus comportamentos representam dois grupos de pessoas. A luz do contexto de todo o capítulo Jesus está dando uma grande lição aos religiosos da época. O primeiro filho que inicialmente disse não ao pai, mas depois se arrependeu e foi trabalhar em sua vinha, representava os publicanos e as prostitutas. Essas eram pessoas excluídas e consideradas indignas perante a religiosidade judaica. Embora com seu modo de viver inicialmente recusavam os mandamentos de Deus, por fim, elas se arrependiam e passavam a fazer a sua vontade. Por outro lado, os religiosos judeus agiam como o segundo filho. Aparentemente eles concordavam em seguir a Palavra de Deus, mas no final o resultado real era apenas a desobediência. Diante do que compreendemos, as duas principais lições para o novo ano são:


- FAÇA MAIS E PROMETA MENOS: Não se trata de apenas querer, mas de fazer. Não se trata apenas de desejar, mas de agir. Não se trata de apenas PROMETER, mas de fazer. Prometemos muito e agimos pouco. Nosso maior desafio para 2020 será prometer menos e agir mais. Afinal, muitas vezes não crescemos mais por que passamos apenas um ano de promessas.


- SEJA COERENTE: Ser coerente, é ser alguém que possui comportamentos coerentes com suas ideias. De 0 a 10, você se considera uma pessoa coerente? A sua resposta verdadeiramente é coerente? Acredita que está agindo em concordância com os seus pensamentos e sentimentos? Considere suas atitudes como cristão, no trabalho, com amigos e familiares. Qual o seu nível de coerência?

Vamos as nossas perguntas de reflexão:


1 – A Luz da parábola dos “Dois Filhos” qual a maior lição que você já tirou para o seu ano novo? Compartilhe.


2 – “NÃO BASTA SOMENTE INTENÇÕES” - Elas são importantes, mas elas por si só não são suficientes. Comente esta afirmação com o seu PGM.


3 – Você se ver como alguém que promete muito e faz pouco, ou faz poucas promessas e age mais do que fala?


4 – Ser coerente, é ser alguém que possui comportamentos coerentes com suas ideias. De 0 a 10, você se considera uma pessoa coerente? Compartilhe com o seu PGM, por que da sua resposta.


DESAFIO DA SEMANA — Durante esta semana, tenha um tempo de avaliação. Quais eram suas intenções para 2019? De todos os seus sonhos e projetos, quantos deles foram concluídos? Quantos deles ficaram pelo caminho? Pense sobre isso.

19 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP