Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Alegria no Sofrimento - Fabrício Freitas



Nesta semana começamos uma jornada na carta de Paulo aos Filipenses – A Carta da alegria. Durante as próximas semanas iremos juntos, conhecer um pouco mais sobre as verdades ensinadas por Paulo a Igreja que ele plantou na cidade de Filipos. Paulo e seus companheiros fundaram a Igreja de Filipos na segunda viagem missionária (At. 16.11-40) Ela foi a primeira Igreja a ser estabelecida no continente europeu. Quando Paulo escreve, ele estava preso em Roma, e sua finalidade foi agradecer a Igreja pela oferta que haviam enviado e fortalecer a fé daqueles amados irmãos mostrando que a verdadeira alegria só virá de Jesus: "Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus." (4:18)


É uma carta bem pessoal, Paulo está escrevendo a uma Igreja que ele mesmo tinha plantado. A centralidade da carta está na pessoa de Jesus Cristo e sua principal característica é a “Alegria” - “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” – Filipenses 4.4 – No entanto, Paulo nos dá lições preciosas sobre a Alegria no sofrimento. Este o primeiro grande tema abordado pelo apostolo. Nos versículos iniciais ele traz uma saudação preciosa aos filipenses e por ser uma carta muito pessoal, ele não se apresenta como apóstolo, porque era uma igreja carinhosa em especial para com Paulo.

Paulo ora pelos Filipenses, e mostra traves de suas palavras iniciais o quanto a Igreja era fiel. Então nos versículos seguinte ela apresenta a sua real situação e como sua prisão contribuiu para o avanço do evangelho.


Paula finaliza o primeiro capítulo mostrando a importância de sermos perseverantes e sermos fieis mesmo diante das adversidades e que jamais tenhamos uma visão equivocada do que é servir a Jesus. Paulo finaliza mostrando que: “crer em Cristo é mais do que apenas conhecer e gostar do que Ele fez ou pode fazer por você. Crer envolve fidelidade, ainda que isso inclua sofre nas mãos de pessoas que se opõem a Ele.”


Benefícios do Sofrimento:


  • Ele muda a nossa visão dos prazeres terrenos,

  • Amadurece a nossa na fé,

  • Nos torna exemplo de fidelidade e perseverança para outros.


Vamos as Perguntas para Reflexão:


1 – Paulo estava preso e mesmo assim estava alegre. Quais situações difíceis você está enfrentando. E qual sua atitude diante delas?


2 – Quando e como Deus usou algo de ruim em sua vida para trazer algo bom? Compartilhe


3 – Compartilhe com o seu Pequeno Grupo Multiplicador uma situação em sua vida que houve sofrimento, no entanto, ao passar você amadureceu, se tornou alguém mais parecido com Jesus.


DESAFIO DA SEMANA: Nesta semana nosso desafio será adorar mais ao Senhor indiferente da situação. Em que área da sua vida você precisa honrar mais o Senhor?


Fabrício Freitas, pr

33 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP