Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Alegria no Servir - Fabrício Freitas


Todos os dias somos grandemente abençoados. Recebemos do nosso Deus inúmeras bênçãos. Dentre elas, o dom da vida, a família, amigos e irmãos em Cristo. Se pararmos e olharmos para o quanto Deus tem sido bondoso, não tem como não sermos gratos a tantas bênçãos. No entanto, não existe uma forma melhor de retribuir todas estas bênçãos, do que o ato de dar, ou seja, servir o nosso próximo com entusiasmo e alegria de coração.


Agora mais que um sentimento nobre em nossos corações, com Paulo aprendemos através do exemplo do próprio Senhor Jesus de doar-se por completo em amor ao outro. Paulo no capítulo 2 de Filipenses, apresenta um caminho onde o servir com alegria será fruto de termos em nossos corações e vida o mesmo sentimento de Jesus. Veja o texto: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” - Filipenses 2:5-8


Paulo começa com uma palavra de ânimo e motivação aos filipenses serem unidos e aprenderem a honrarem uns aos outros. Paulo convoca a igreja em Filipos a terem a Cristo como o padrão nesta unidade e principalmente no sentimento de “honrar uns aos “outros. Por isso ele diz: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” – Paulo nos apresenta em Cristo o maior modelo de Humildade: “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”



Isso nos mostra que só iremos reconhecer o outro como maior, honrar o outro, sermos humildes, dia em que nossa vida for semelhante à do nosso mestre Jesus. O mesmo sentimento de Cristo muda nossa forma de pensar. Isso passa pela compreensão da conversão, ou seja, morrer para viver, como nos ensina os evangelhos: “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” João 12.24 e 25 Por isso em Cristo precisamos todos os dias vivermos nossa vida como Paulo nos ensina em Gálatas 2.20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” – Assim teremos a mesma alegria de Cristo em Servir.


Vamos as Perguntas para Reflexão:


  • Qual a diferença entre ser humilde e ser capacho?

  • Como é possível manter o equilíbrio entre atender as necessidades dos outros e suas próprias necessidades? Compartilhe

  • Para você o que significa considerar alguém “superior a si mesmo”?

  • De que forma você pode imitar a humildade de Jesus nesta próxima semana?


DESAFIO DA SEMANA: Nesta semana nosso desafio será ter a alegria em servir. De alguma forma bem simples e com alegria sirva alguém nesta semana.


Fabrício Freitas, pr

23 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP