Buscar
  • HOPE - Comunidade Batista

Ajustando o Foco – Fabrício Freitas

Estamos chegando aos últimos dias deste ano de 2019, e as perguntas permanecem: Quais eram suas intenções para 2019? De todos os seus sonhos e projetos, quantos deles foram concluídos? Quantos deles ficaram pelo caminho? Estas são perguntas preciosas que nos ajudam a compreender e avaliar como estamos caminhando.

Para esta semana a outra pergunta é qual foi o seu foco de vida em 2019?


  • Onde você tem focado suas expectativas e sonhos?

  • Você tem olhado as circunstâncias da maneira correta?

  • Onde está a sua esperança?


Nesta última mensagem da série “Começando Bem 2020” nós aprendemos com Jeremias sobre a importância do foco correto. (Javé É Elevado) - Profeta nascido em família de sacerdotes, da cidade de Anatote. Foi chamado ao ministério profético através de uma visão (1.4-10). Profetizou durante 40 anos, nos reinados dos cinco últimos reis de Judá (627 a 587 a.C.). As autoridades não recebiam bem as suas mensagens. Ignoravam a Jeremias até que a Babilônia finalmente os destruiu e os mantiveram cativos.


Nós lembramos de Jeremias como o "profeta chorão" - alguém que sofria quando o povo de desobedecia a Deus. Ao invés de ficar ressentido com a maneira que o povo de Judá o tratou, Jeremias lamentou o destino de Judá. Ignoravam a Jeremias até que a Babilônia finalmente os destruiu e os mantiveram cativos. Nós lembramos de Jeremias como o "profeta chorão" - alguém que sofria quando o povo de desobedecia a Deus. Ao invés de ficar ressentido com a maneira que o povo de Judá o tratou, Jeremias lamentou o destino de Judá.


Nabucodonosor cuidou dele depois da destruição de Jerusalém (39.11-12). Foi forçado a ir para o Egito (43.6-7) e lá, em adiantada velhice, morreu. Jeremias é mais conhecido pelo seu papel de profeta. E no livro de Lamentações em meio ao caos é que aprendemos com Jeremias a ter o FOCO correto.


“21Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. 22As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” - Lamentações 3.21-23


Como Jeremias estava? Triste ao ver Jerusalém neste estado, triste em ver o povo sofrendo por causa do erro e do pecado ele viu toda a aflição, estava se sentindo com os ossos despedaçados, no meio de toda esta situação ele volta o seu foco para o lugar certo, para o Senhor. E aprendemos muito com ele diante destas situações.


- No meio do sofrimento Jeremias no ensina a ter o Foco Certo – “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” Lm 3.21 - Onde fixamos nossos olhos? Isso nos abatera ou nos alegrará em 2020. Olha para o que lhe dá esperança. A grande pergunta hoje é: Para onde você está olhando?


Nunca se esqueça, que no meio da dor do presente, precisamos olhar para a nossa história e enxergar o cuidado de Deus em nossas vidas. – “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”




- No meio do sofrimento Jeremias no ensina a ter a Esperança Certa – “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” Lm. 3.22 - Jeremias tinha uma certeza – “As misericórdias são do Senhor”. Ele não estava confiando em homens ou em coisas. Um dos nossos maiores erros e colocar a nossa esperança em algo ou em alguém. Devemos em 2020 mais do que nunca esperarmos em Deus. Somente Ele pode nos trazer as respostas que carecemos.

E por fim; Jeremias nos recorda: “as suas misericórdias não têm fim; 23renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lm. 3 22b e 23


A cada manhã Deus nos dá uma oportunidade de recomeçar!


Pense nisso e comece muito bem 2020!


Em Cristo esperança nossa!


Pr. Fabrício Freitas

21 visualizações

QN 408 Conj. C lote 4

Samambaia Norte, Brasília - DF

(61) 3257 5437

(61) 99425 4927

2017 Comunidade Batista Hope. Criado por KAVOD GROUP